“500 Pratos de Peixe e Marisco” | Judith M. Fertig

“500 Pratos de Peixe e Marisco” | Judith M. Fertig

Quando o Verão entra de rompante na cozinha

Agora que estamos em pleno Verão e os alertas laranja e amarelo são o pão nosso de cada dia, nada melhor do que levar para a mesa aquilo que o mar tem de melhor: o peixe e o marisco. “500 Pratos de Peixe e Marisco” (Booksmile, 2013), mais um livro da série “500 Receitas” – da autoria de Judith M. Fertig -, apresenta receitas fáceis de preparar e tenta, de alguma forma, desmistificar a preparação do marisco como uma tarefa semelhante à de esfolar um coelho ou depenar uma avestruz.

As receitas são apresentadas por variações temáticas: pratos crus, tudo ao vapor, cozidos, na frigideira, no forno, no grelhador, na prancha, assados, no defumador e molhos e acompanhamentos. Ao longo do percurso somos levados a salivar por pratos como lagosta escalfada em manteiga, laksa à moda de Singapura, camarões com coco e molho Jezabel ou puré de bacalhau com tomate-cereja.

Mas nem só de receitas vive o livro. Há também conselhos para saber se o peixe e o marisco estão frescos – como olhar o peixe olhos nos olhos ou no nariz -, um quadro de substituição na falta do ingrediente principal – que oferece também um guia de texturas e sabores -, a lista do equipamento necessário para que o cozinhado chegue a bom porto – coisas como “tapete de sushi” ou “defumador de forno” – e algumas preciosas dicas para ajudar na preparação – entre o escalfar e o servir cru. Ponham as cervejas e o vinho branco no frigorífico, usem orgulhosamente o avental e transformem a cozinha na divisão mais feliz e veraneante da vossa casa.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This