A Segunda Surpresa do Amor
O Centro Dramático de Évora revisita a obra de Marivaux.
O Centro Dramático de Évora propõe-se a revisitar “A Segunda Surpresa do Amor”, comédia de Pierre Marivaux, com encenação de Mário Barradas. A peça está em cena entre 4 e 27 de Maio e a RdB tem 3 bilhetes duplos para os dias 19 e 20. Saibam como ser um dos vencedores no final deste texto.
Mário Barradas propõe, 30 anos depois de ter encenado, no mesmo espaço, “O Preconceito Vencido” do mesmo autor, “revisitar a dramaturgia de um clássico popular”.
Pierre Marivaux nasceu em Paris em 1688, cidade onde veio a falecer em 1763. Cursou Direito, frequentou os mais destacados salões literários da época, e publicou as primeiras obras, sobretudo romances, ainda bastante jovem. Mas foi depois de ter perdido toda a sua fortuna que se dedicou profissionalmente à literatura, escrevendo romances e peças jornalísticas. Foi, no entanto, a escrita teatral que o inscreveu na História, pela sua inovação na escrita, afastando-se da tutela de Molière.
Entre as várias obras publicadas, encontram-se comédias de aventuras romanescas, peças de tese, comédias sociais e filosóficas, bem como comédias de amor, género pelo qual ficou mais conhecido.
Mário Barradas considera Marivaux “um crítico feroz que, escudado na enorme elegância de escrita, vai pondo a nu o que havia de conduzir inelutavelmente” à Revolução Francesa, algumas décadas mais tarde.
“A Segunda Surpresa do Amor” data de 1723 e retrata uma aristocracia simbolizada em três personagens que, no fundo, se digladiam e nunca se complementam (uma Marquesa, um Cavaleiro e um Barão), todos mergulhados num ócio elegante que os conduzirá, 62 anos mais tarde, à queda da sua condição de classe dominante, e dois criados (Lisette e Lubin), espelhos dos patrões, que vão ser a futura burguesia da Revolução.
O elenco da produção do Cendrev integra Rosário Gonzaga, Maria Marrafa, Rui Nuno, Figueira Cid, Álvaro Corte Real e Jorge Baião e está em cena entre 4 e 27 de Maio, pelas 21h30, no Teatro Garcia de Resende, em Évora.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados