P.S. I Love hue

A manipulação de sentidos em exposição até 8 de Setembro em Oeiras.

Até ao próximo dia 8 de Setembro está patente na Galeria 24b, em Oeiras, a exposição “P.S. I love hue”, de João Marçal. A mostra reúne uma série de trabalhos nos quais o signo fotográfico é ironicamente problematizado nos territórios da pintura.

Segundo a descrição da galeria, as pinturas executadas a acrílico sobre tela ou nas próprias paredes da galeria situam-se algures entre um Pop e um Abstraccionismo Geométrico tardios, sempre construídas a partir de elementos gráficos oriundos do universo comercial da fotografia, conferindo assim ao trabalho uma forte ligação ao design gráfico. Os logótipos (apropriados de marcas como: Konica, Kodak e Fuji) contaminando as superfícies pictóricas e o espaço, são reenquadrados e manipulados em diferentes formatos, possibilitando novas leituras que se aproximam por vezes do figurativo ou dos enquadramentos mais clássicos da pintura e da fotografia.

Também o tema da exposição segue esta estratégia de manipulação de sentidos. Segundo João Marçal, “é um trocadilho com o título do álbum de Kid606 “P.S. I love you”. Achei interessante pelo facto de ser um trabalho que recorre à pintura para conseguir problematizar as mais diversas questões ligadas à representação fotográfica. A opção de pintura é justamente por esta ser próxima e concreta, uma imagem totalmente construída na superfície. Por isso gostei da dupla leitura “love hue” e “love you”.

João Marçal nasceu em Santarém há 25 anos e é licenciado no Curso de Artes Plásticas/Pintura da Faculdade de Belas Artes do Porto, cidade onde reside e trabalha. A sua actividade teve início, em 2003, com a primeira exposição individual intitulada Oll Korrect no espaço Pêssegoprásemana a que se seguiram Repetição e Diferença, no espaço Salão Olímpico (2004) e, já este ano, S /Título, no espaço MAD WOMAN in the Atic dirigido por André Sousa, no Porto. João Marçal vem também participando em diversas exposições colectivas

Do seu curriculum constam ainda algumas ilustrações publicadas em jornais e revistas, bem como uma Menção Honrosa na exposição Outros Lugares, que teve lugar na Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

“P.S. I love hue” é o título do seu último trabalho e está patente ao público até ao dia 8 de Setembro na Galeria 24b.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This