Avanca 2006

Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia na última semana de Julho.

O Avanca celebra em 2006 dez anos de existência e pretende divulgar. Nada mais. O objectivo deste evento é celebrar o amor pelas as artes audiovisuais na forma de encontros e workshops e realiza-se, como habitualmente, na última semana de Julho, em Avanca, em Aveiro.

Assim, entre 26 e 30 de Julho, exibe-se filmes inéditos em Portugal, numa competição que envolve cerca de sessenta e cinco países dos cinco continentes, com mais de um milhar de filmes inscritos. A divulgação faz-se também através da exposição “Cinema nas Escolas”, que reflecte a actividade do Cine-Clube de Avanca durante todo o ano, bem como das referidas workshops, sempre orientadas por nomes cimeiros do audiovisual mundial.

O Avanca’06 anuncia-se como um espaço único na Europa onde grandes nomes do cinema, da televisão e do audiovisual mundial se encontram e orientam workshops, onde participam sobretudo jovens estudantes e profissionais da área vindos de todo o país.

Uma das atracções deste anos é a vinda de Picha, conhecido realizador belga. Considerado por muitos como um mestre do desenho animado satírico e provocador, realiza o que apela de filmes de animação para adultos.

A sua primeira longa-metragem, “Tarzoon, a vergonha da selva” data já de 1975 e conseguiu encher salas de cinema em todo o mundo, bem como em Portugal, uma vez que a Revolução de Abril o abraçou por atacar tabus como o militarismo, o racismo, a virilidade, os clichés ecológicos, o espírito de revolta dos anos 60, partindo do mito do “herói da selva”.

Em 1980 realiza “Le Chaînon Manquant” que lhe vale o Prémio da Fundação Philip Morris para o cinema e sobretudo de forma inédita, integra o selecção oficial do Festival de Cannes. Em 1987, “Big-Bang” é o seu filme mais radical sobre todas as guerras incluindo as que se encontram no seio das famílias e dos casais.

O seu currículo inclui várias séries televisivas de animação e spots publicitários, bem como inúmeras colaborações ao nível da caricatura, com trabalhos publicados na imprensa belga e estrangeira como a revista satírica “Pan”, “Hara Kiri” em França e “Times Magazine” nos Estados Unidos da América.

Mas o ponto de maior interesse do Avanca’06 reside nas workshops. Ao todo, serão dez oportunidades de interagir com 24 especialistas de todo o mundo. As inscrições estão abertas e as workshops decorrem entre 26 e 30 de Julho.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This