rdb_bentos_header

BENTO BOX

A palavra Bento pode ter vários sentidos, mas no fundo não deixa de ser um estilo de vida, uma alimentação equilibrada, estrategicamente distribuída numa original e funcional caixa. Mais que do que uma caixa. Um estilo de vida.

Associado aos antepassados japoneses e actualmente à saudável gastronomia japonesa, o Bento começa a dar os primeiros passos no ocidente.

A palavra Bento surgiu no século XVI no Japão, e significava nesta época a “porção individual e única refeição diária” que era dada pelos patrões aos camponeses japoneses que trabalhavam o dia todo fora de casa. Só alguns anos mais tarde o Bento ficou conhecido como um objecto gastronómico indispensável e funcional, que inclusivamente era utilizado, por exemplo, como lancheira pelas pessoas que partiam em longas viagens.

A sociedade evoluiu, e o Bento também. Bento que significa packed lunch – uma refeição preparada para comer fora –  é agora utilizado pelas crianças quando vão para a escola, pelos adultos quando vão para o trabalho, ou então em pic nics. Há ainda quem organize festas privadas e ofereça aos seus convidados uma atractiva refeição Bento como forma de hospitalidade. Hoje em dia também se encontra em alguns restaurantes japoneses em forma de take away, o que permite saborear as refeições dos seus chefs preferidos em casa.

Devido à tradição deste packed lunch, o mercado do Bento expandiu-se e encontrou o seu caminho: nos supermercados, lojas de conveniência. E até mesmo os grandes centros comerciais começaram a vender Bento Boxes já preparadas e prontas para as pessoas levarem para a escola ou para o trabalho. O sucesso foi tal, que abriram lojas dedicadas à venda das Bento Boxes. Além do popular Makunouchi Bento – a combinação mais popular no Japão – que  contém peixe, carne, picles, ovos, vegetais e como base o tradicional arroz, existem também outras variedades. O Ekiben é também muito popular entre os viajantes de comboio. Este é um tipo de Bento vendido a bordo e nas estações de comboio, não deixando nenhum passageiro indiferente e levando a que se esgotem diariamente. Dois a três mil diferentes tipos de Bento esgotam nas estações ferroviárias do Japão.

Porque esta é uma refeição que será consumida algumas horas depois de ser cozinhada, cada alimento utilizado tem de ser escolhido e preparado com alguma atenção. O arroz branco, ou por vezes os noodles, são a base deste lunch. O peixe cru, ao contrário do que se possa pensar, não se inclui nestas refeições. A maior parte dos alimentos são cozidos, grelhados ou fritos, cortados em pequenos pedaços para que seja mais fácil comer, o que socialmente é mais fácil. Porém, a estética não fica esquecida. Já é sabido que os japoneses dão grande valor à apresentação dos seus pratos. Assim sendo, usam-se alimentos com cores brilhantes e colocam-se de uma maneira atractiva. Esta é também uma técnica muito utilizada pelas mães, de modo a causar uma sensação estimulante aos seus filhos quando abrem a Bento Box.

A caixa utilizada para colocar o Bento – Bento Box – é dividida em vários compartimentos, que permitem separar os alimentos e formar pequenas porções. As Bento Boxes podem ser adquiridas online, e a sua escolha deve ser feita tendo em conta os valores nutricionais necessários a cada sexo e faixa etária. Originalmente eram construídas em madeira e tinham todas o mesmo formato, hoje em dia os materiais base são o plástico e o alumínio e é ainda possível encontrá-las em diversos formatos, tamanhos, cores e padrões.

É cada vez maior a influência oriental no nosso dia-a-dia. Depois do tamagotchi, dos desenhos animados manga, das medicinas alternativas, do sushi, e de inúmeras inovações tecnológicas, chega agora ao ocidente uma nova wave nipónica… O próximo must have japonês não é um gadget… é uma caixa e chama-se Bento Box.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This