Boyd Rice

O enigmático norte-americano regressa a Portugal dia 24 de Setembro

O estranho músico norte-americano Boyd Rice regressa a Portugal no próximo dia 24 de Setembro para um concerto exclusivo na Quinta da Regaleira, em Sintra, acompanhado pelo português Stalker Vitki. Na mesma tarde, a editora Terra Fria aproveita a ocasião para realizar o lançamento de um livro bilingue com textos de Boyd Rice e M. Janeiro.

Nascido na Califórnia, Boyd Rice desde cedo revelou as suas tendências desviantes, tendo decido seguir uma carreira musical inconformista nos meados dos anos 70, aquando da sua deriva pelas ruas gravando e recolhendo (para posterior manipulação) sons e ruídos aleatórios. Paralelamente, Rice foi desenvolvendo actividades como escritor, artista multimédia, e actor em filmes mais ou menos experimentais.

Responsável pela proliferação da apelidada “noise music”, em 1975 o seu primeiro álbum, “Black Album”, vê a luz do dia. É também nesta altura que Rice conhece o responsável pela Mute Records, Daniel Miller, aquando de uma viagem a Londres e assume o pseudónimo NON que “implicava tudo e nada ao mesmo tempo. Era uma época onde, para mim, os valores do punk nada me diziam; o punk foi apenas mais um movimento hippie que cedo se fossilizou, por isso quis um nome que fosse contra isso tudo” de acordo com Rice.

Um dos seus discos mais aclamados, “Music, Martinis and Misanthropy”, foi lançado em 1989 em parceria com artistas como Sol Invictus, Tony Wakeford ou Douglas Pierce. “Might” é editado em 1995 e suscita reacções de atentado à moral e à decência nos Estados Unidos da América. Nada que perturbe Boyd Rice que substitui Anton Lavey na “Church of Satan”. O seu décimo segundo registo pela Mute, foi recentemente editado e conta com uma abordagem ambient-noise, ao mesmo tempo que dá a conhecer canções semi-acústicas que continuam a apelar ao lado mais obscuro da natureza humana.

Dia 24 de Setembro na Quinta da Regaleira, em Sintra a partir das 22 horas. Lotação limitada a cem pessoas.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This