rdb_britaincreates2012_header

Britain Creates 2012 – London Festival

Conclusão de Arte + Moda

Artistas e Designers de Moda unidos na criação de uma obra de arte. Foi esta a proposta de Britain Creates 2012 quando uniu nove artistas com nove designers de Moda, e o resultado foi algo mágico. Obras de arte únicas que aliam o que melhor se faz de Moda com o melhor da Arte, Arte em movimento, Arte usável, Arte única e intemporal. As colaborações são variadas, indo de vídeo, escultura, fotografia, instalações, música, uma mistura de vários tipos de Arte em que em muitos se notam uma presença artesanal que confere uma singularidade a cada peça.

Os pares definiram-se através da afinidade que já existia entre os artistas e designers, ou pontos em comum que partilham, interesses, trabalhando lado a lado ou separadamente, conforme o que pretendiam criar e formar juntos. Os grupos de dois formaram-se da seguinte forma:

Hussein Chalayan + Gavin Turk
Giles Deacon + Jeremy Deller
Mary Katrantzou + Mark Titchner
Nicholas Kirkwood + Simon Periton
Peter Pilotto + Francis Upritchard
Jonathan Saunders + Jess Flood-Paddock
Paul Smith + Charming Baker
Stephen Jones + Cerith Wyn Evans
Matthew Williamson + Mat Collishaw

Foi dado a cada par um dossier aberto de modo a verificar o que emergia do diálogo entre as suas respetivas disciplinas. Os resultados falam por si próprios.

Neste projecto pretendeu-se mostrar a capacidade de Londres como uma cidade criativa onde artistas visuais e designers de Moda associam-se e se infundem, uma celebração da relação entre a Arte e Moda, promovendo e testemunhando esta junção.

Hussei Chalayan + Gavin Turk

O aclamado artista britânico Gavin Turk e famoso designer de Moda Hussein Chalayan colaboraram numa edição exclusiva para The Vinyl Factory. Inspirados por Marcel Duchamp e Roger Bannister, limitado a 100 cópias e assinado à mão por ambos artistas. Neste vídeo podem ver o trabalho realizado por ambos os artistas, uma colaboração interessante e inspiradora para os atletas.

Estes trabalhos foram colocados no museu V&A em Londres, onde se realizaram várias festas relacionadas com as olimpíadas, com entrada gratuita de 6 a 29 de Julho. Após este período serão colocadas no programa Selfridges “Wonder Windows” durante o mês de Julho e Agosto. Será também feito um livro sobre estas colaborações e peças de Arte. Estas serão peças que talvez fiquem para a eternidade, memoráveis pelo seu significado, estatuto e beleza.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This