Carhartt

A histórica marca de streetwear em destaque na rua de baixo.

A Carhartt é um belo exemplo de como uma marca não deve ficar a viver de anteriores sucessos e adaptar-se à modernidade. Conhecida entre os compradores europeus pela sua vasta colecção de streetwear, conta no entanto com 116 anos de história e uma estrutura bem assente em roupa rude e de trabalho, que tinha como objectivos proporcionar conforto e durabilidade em situações extremas de uso. Basicamente, o que guiava a marca na sua génese é também o que a guia hoje em dia. Com uma diferença; a moda é agora uma preocupação.

Fundada em 1889 por Hamilton Carhartt nos Estados Unidos da América, a marca continua a ser dirigida por membros da família e conta actualmente com um mercado estimado em 19.6 milhões de compradores, bem como um forte reconhecimento entre os trabalhadores rurais e especializados norte-americanos.

Em boa parte, este reconhecimento vem na sequência da preocupação da marca em criar roupa que se adapta a todas as situações, literalmente. E aqui inclui-se a produção de, por exemplo, roupa resistente às chamas. Recentemente decidiu abandonar a exclusividade deste mercado e aventurar-se na Europa com uma abordagem completamente diferente da usada até então.

Especialmente vocacionada para um público jovem, uma das grandes apostas tem sido a sua associação a várias modalidades desportivas e aos seus praticantes, atingindo assim directamente o seu público-alvo e vincando a sua ideologia. Entre atletas de BMX, skate, snowboard, surf ou artistas gráficos, fotógrafos e graffiters é cada vez mais comum vermos as tradicionais calças largas ou os truckerhats que evidenciam a postura descontraída e inconformada de quem usa roupa Carhartt.

No entanto, a sua maior aposta sempre foi o skate e o BMX, através do forte apoio publicitário aos eventos destes desportos, mas também através da criação de iniciativas como de incentivar os skaters a desenhar as suas próprias pranchas para assim ganharem a oportunidade de as verem ser fabricadas.

Em terras lusas, a marca tem igualmente vindo a ganhar terreno, especialmente nos meios urbanos, onde se encontram aqueles para quem a Carhartt se dirige. O preço relativamente acessível, o design atractivo ou a resistência que as suas roupas demonstram em situações absurdas são alguns dos aspectos que têm originado a sua expansão.

A Carhartt pode ser encontrada um pouco por todo o lado, mas com mais facilidade na sua loja exclusiva, que fica na Rua do Norte, no Bairro Alto.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This