Coden

A electrónica e a animação gráfica num lançamento único em Portugal.

O mercado discográfico nacional ainda vive uma fase bastante “difícil”. Quando um artista nacional decide colocar à venda um álbum de música electrónica acompanhado de um DVD de animações gráficas, é obrigatório destacar a sua coragem e desejar muita sorte e sucesso. Obviamente que aqui na rua de baixo fazemos o que nos compete: divulgamos e promovemos mais uma excelente iniciativa que demonstra a qualidade e diversidade das propostas nacionais.

Nuno Correia é músico, designer multimédia, professor universitário e a “mente brilhante” por detrás do projecto Coden, explora as possibilidades criativas e de comunicação potenciadas pela tecnologia através do cruzamento entre diferentes estilos musicais e formas de expressão artística.

Depois de diversas apresentações ao vivo em alguns dos locais alternativos mais emblemáticos de Lisboa e Porto (Galeria Zé dos Bois, Maus Hábitos, Contagiarte), foi editado no decorrer do mês passado o primeiro registo “físico” do projecto. “Heat Seeker” é o nome desse trabalho e consiste numa colecção de 11 temas que procuram novas conjugações da música electrónica com o jazz e o dub, em intersecção com a imagem.

A interligação entre a música e a imagem está patente no DVD que acompanha a edição de “Heat Seeker”. São 11 videoclips da autoria dos Video Jack (projecto de Nuno Correia e André Carrilho), compostos por animações originais, articuladas através de software desenvolvido especificamente para o efeito e que “dão vida” à electrónica do projecto, acompanhando cada um dos beats, dando-lhes movimento e uma razão para a sua existência.

Ao contrário da maioria dos VJ’s que actua pelas discotecas deste país, que parecem remeter-se ao ligar/desligar plugins do Winamp ou do Media Player, o trabalho dos Video Jack é conceptual e é uma possível interpretação dos temas que apresentam. Com actuações regulares no Lux e com alguma experiência internacional, esta é a primeira “aventura” editorial dos Video Jack, que merece a atenção de todos.

No próximo mês prometemos aprofundar “Heat Seeker”. Até lá, procurem o CD/DVD nas lojas e surpreendam-se.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This