Conceitos Para uma Colecção

Helga de Alvear e seu reportório. No Centro Cultural de Belém até 22 de Outubro

A colecção internacional da galerista espanhola Hela de Alvear está exposição até 22 de Outubro no Centro Cultural de Belém. Depois, a colecção transforma-se num museu em Cáceres, na vizinha Espanha.
 
“Conceitos Para uma Colecção” inclui 130 peças de 58 artistas e apresenta a visão de Helga de Alvear da produção artística dos anos setenta até aos nossos dias. Para além de galerista, Alvear é também coleccionadora – reunindo este conjunto de obras (a colecção tem mais de 2000 peças) ao longo dos últimos 30 anos, com particular atenção à arte experimental e aos novos artistas. Entre a sua colecção encontra-se trabalhos entre o vídeo, a instalação, a fotografia, a pintura e objectos.

Na exposição podemos encontrar nomes como Marina Abramovic, Eija-Liisa Ahtila, John Baldessari, Philip-Lorca diCorcia, Stan Douglas, Paul Graham, Rebecca Horn, Pierre Huygue, Alfredo Jaar, Imi Knoebel, Jürgen Klauke, Gabriel Orozco, Dan Flavin e Donald Judd. Fazem também parte da colecção importantes obras de artistas portugueses, como Helena Almeida, Julião Sarmento, José Pedro Croft, Rui Chafes, Joana Vasconcelos e Augusto Alves da Silva, de onde foram seleccionadas algumas das peças para esta exposição.

Helga de Alvear, uma das mais destacadas galeristas de arte contemporânea, continuou o legado da Galeria Juana Mordó (1964-1995) mantendo e desenvolvendo o interesse pelas linguagens de vanguarda, centradas nos últimos anos da fotografia, do vídeo e da instalação, e na obra de artistas conceptuais e minimalistas.

A exposição foi organizada em colaboração com o Museo Extremeño e Ibero-americano de Arte Contemporáneo (MEIAC) de Badajoz e pode ser vista até 22 de Outubro. No Centro Cultural de Belém.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This