d3o

d3ö @ Musicbox, 5 de Junho

Blues, punk e rock num triângulo perfeito.

Em 2009, Coimbra ainda vive das cinzas de bandas que marcaram uma época. No caso dos d3ö (ao que consta, lê-se The Trio), o mentor é Toni Fortuna, ex-membro dos problemáticos M’as Foice e dos marcantes Tédio Boys. A Fortuna juntam-se dois ex-Garbage Catz, Tó Rui (guitarrista) e Miguel (baterista).

Mais de uma hora depois do previsto, o trio – lá está! – entra calmamente ocupando o seu lugar. Tó Rui é o primeiro a dirigir-se à audiência. “Tudo bem disposto? Vocês espremam-se!”, pede o guitarrista. As “provocações” da banda seriam uma constante ao longo do espectáculo.

A primeira canção, «Junior Daddy», vai beber claramente aos blues. Há um longo instrumental que embala a canção até ao seu final. A formação dos d3o não tem baixista. Miguel tem, sozinho, a árdua tarefa de comandar a banda.

A atitude é punk. E isso nota-se perfeitamente no segundo tema da noite, «I Wanna Hold You», em que, na primeira metade, há uma guitarra gingona que desabrocha numa segunda metade acelerada… punk!

As duas guitarras fazem barulho, muito barulho. E é esse o mote de «Ruído», canção… ruidosa e puramente rock n’ roll. Há espaço para algum virtuosismo. Mas sem exageros.

Tó Rui e Toni Fortuna não se cansam de “espevitar” o público que, segundo os músicos, está parco em entusiasmo e “não faz barulho”. “Não sei se nos estão a ouvir”, “É preciso dizer que é a última canção?” ou “É necessário dizer que o Toni faz anos?” foram algumas das perguntas colocadas, em claro tom de provocação.

De propósito ou não, o público espevita. «Everyday» volta a trazer ao de cima a atitude mais punk do trio – e lembramo-nos tão bem dos M’as Foice…

Canções como «Couldn’t Care At All» ou «Take This Love» também animaram as hostes, sempre a variar entre os supracitados blues e punk. O entusiasmo foi crescendo à medida que a banda foi espevitando e o espaço se foi reduzindo.

Os d3ö são assim mesmo, rock cru que não quer saber de modernices para nada. Esperam-se palcos maiores.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This