Debut!

EP de estreia disponível no site da Merzbau.

Music is Dead! Rock is Dead! Debut are Dead! Será uma obsessão pela morte ou apenas um uso exagerado desta mórbida metáfora? “Stop Complaining, Music is Dead” é o nome do registo de estreia dos barreirenses Debut!, disponível para download gratuito no site da Merzbau. O pequeno texto de apresentação que encontramos na página de onde o EP pode ser “sacado”, termina afirmando: “Rock is Dead”. A página oficial da banda tem como endereço www.debutaredead.tk. A verdade é que se começa a morrer assim que se começa a viver…

Os Debut! são apenas dois mas fazem muito barulho (no bom sentido). Cláudio Fernandes (voz e guitarra) e Diogo Vaz (baixo e 2ª voz), desventram o hard rock clássico, vagueiam pelo punk rock inglês dos finais dos 70, criam composições arrojadas, berram, esperneiam, distorcem e criam um híbrido inclassificável mas de clara inspiração criativa. Pelo meio ainda existe uma bateria visceral, programada e produzida pelos dois elementos do projecto. Ao vivo, essa bateria transforma-se num ipod.

“Stop Complaining, Music is Dead” é composto por cinco temas. Os dois primeiros, «Violence, It Is» e «And you Say» apresentam uma sonoridade hard-punk, com os “berros” e a “violência” necessária para uma boa malha de rock. As duas faixas que se seguem – «Dialogue in Semitones» e «eXXXtravaganza» – mostram uns Debut! mais colados ao hard rock clássico, quase totalmente instrumentais, em que a guitarra ganha preponderância e onde não faltam as quebras e alterações de ritmo.

Para acabar em grande estilo, os sete minutos e qualquer coisa de «Dry Image», resumem da melhor forma a música dos Debut!, que encaixa da melhor forma na política da Merzbau e com o seu lema: “música livre”. Livre de custos para quem ouve e livre de estereótipos para quem cria.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This