If Lucy Fell

“You Make Me Nervous” é o álbum de estreia da banda. Conheçam mais um excelente projecto nacional.

A música em Portugal está a mudar. Já ninguém tem dúvidas que deixámos de ser os coitadinhos de outros tempos. Começamos a ter um grande leque de projectos e bandas que, embora a natural imaturidade, não ficam nada atrás de projectos estrangeiros.

Embora se diga que o “que é nacional é bom”, infelizmente a grande maioria das pessoas continua a não utilizar esta máxima no que diz respeito à música, preferindo optar por escolhas no mínimo duvidosas vindas do estrangeiro. Para quem não tem medo de experimentar (e de gostar), a rua de baixo apresenta-vos os If Lucy Fell, que acabam de editar o seu álbum de estreia, “You Make Me Nervous”.

Oriundos de Lisboa, os If Lucy Fell são compostos pelo “Linda Martini” Hélio Morais (bateria), Rui (guitarra), Gaza (baixo) e Makoto (voz). Formados em Janeiro de 2004, depois de uma maqueta e alguns concertos explosivos, editaram através da Rastilho o primeiro registo de originais, “You Make Me Nervous”, composto por 11 faixas desconcertantes e ao mesmo tempo surpreendentes, produzido pelo guru do Hardcore espanhol, Santi Garcia.

Embora exista a tendência de criar rótulos e definir influências, este é um daqueles casos que merece uma independência criativa. Os If Lucy Fell não imitam ninguém, não querem soar como ninguém, nem querem fazer as primeiras partes de ninguém. Hardcore, Punk, Indie-Rock: três estilos que, quando misturados por mentes criativas, podem ter um resultado explosivo e traduzir-se numa experiência sónica notável, que ao vivo parece ganhar ainda maior dimensão (pelos relatos que me chegaram aos ouvidos).

Ao contrário do som riot dos The Vicious Five, os If Lucy Fell são mais ecléticos. Se por vezes parecem mais “puros” e colados a um hardcore baseado em riffs duros e gritos ensurdecedores, através de faixas curtas, existem momentos de rock sublimes, com paragens bastante bem colocadas, seguidas de apoteóticas “explosões” sonoras.

O álbum abre com três faixas estrondosas, rápidas, cruas, que parecem servir de apresentação ao som da banda. «You Make Me Nervous», a quarta faixa, serve de interlúdio, para descansar e ganhar energia para tudo aquilo que vem a seguir.

A partir daqui o disco ganha outra dimensão. «Together in Stupidity» é instrumentalmente perfeita, repleta de mudanças de ritmo e de agressividade, terminando em total apoteose com Makoto a gritar “give your blood and go ahead just don’t forget that you’re all dead”. A passagem entre «Silk» e «Demented» é sublime,  criando a sensação de que estamos a ouvir a mesma música e «Something Complicated» é quase orquestral, com todos os instrumentos em perfeita harmonia, que por vezes parece caótica.

Para fechar da melhor maneira, porque não uma faixa de oito minutos? «Escapist» é o tema “épico” do disco. Começa como qualquer outra faixa punk/hardcore, rápida e eficaz, pára e transforma-se num instrumental, com riffs de guitarra longuíssimos, sempre acompanhados por bateria e baixo, criando um clima sonoro devastador e surpreendente.

Uma última nota para a arte gráfica do disco, tremendamente bem conseguida, aliando cores e um minimalismo que não são vulgares neste tipo de lançamentos.

Em suma, “You Make Me Nervous” é um grande disco, bastante viciante e prometedor, que vem comprovar a excelente forma da nova música underground portuguesa. Os If Lucy Fell colocam-se assim ao lado de projectos como os Linda Martini (disco em 2006) e The Vicious Five, como sendo uma das bandas mais interessantes da nova geração. Existem muitas outras, aos poucos vamos descobrindo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This