“Dinheiro – a biografia não autorizada” | Felix Martin

“Dinheiro – a biografia não autorizada” | Felix Martin

Retorno financeiro garantido

«…Se quisermos compreender a natureza do dinheiro, a melhor aposta é estudarmos episódios de agitação monetária aguda, nos tempos modernos. Felizmente, eles não escasseiam.» Apesar desta frase, escrita pelo autor de “Dinheiro – a biografia não autorizada” (Temas e Debates, 2013), esta obra de estreia vai muito além da crise monetária vivida em tempos recentes (exponencialmente sentida na periferia da europa), apresentando todo um passado económico que vai desde os tempos dos “Fei”, as simbólicas moedas gigantes da ilha Yap, passando pela antiga Grécia, idade média, até aos sistemas económicos evoluídos dos dias de hoje.

Mas a questão que Felix Martin levanta é, precisamente, se a economia de hoje é um real espelho de prosperidade e evolução ou apenas um erro de percurso, um ciclo viciado e de difícil retrocesso: «A crise revelou que a clássica fórmula de uma coisa por outra se transformara em algo em troca de nada.»

Mesmo para um qualquer leigo na matéria, a escrita de Martin torna a viagem fácil e interessante, com pormenores deliciosos a nível histórico, social e antropológico. O autor procura mostrar que a concepção actual dos mercados e sistemas monetários  pode estar assente numa base errada ou, simplesmente, mal concebida. Usa, para isso, o seu próprio conhecimento profundo e a sua experiência como reputado economista, atestada pela sua associação a, entre outros, o Institute for New Economic Thinking, em Nova Iorque, ou o Centre for Global Studies, em Londres.

“Dinheiro – a biografia não autorizada” é, sem dúvida, um investimento seguro e, por piores que estejam neste momento as poupanças, o retorno financeiro está garantido.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This