“Experiência Antárctica” | José Xavier

“Experiência Antárctica” | José Xavier

Ir ao fim do mundo de encontro à natureza pura

José Xavier, biólogo marinho por vocação, tem um currículo impressionante, que inclui o doutoramento pela Universidade de Cambridge e o trabalho de investigador do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra e, também, do British Antarctic Survey.

Desde 1997, José Xavier tem feito investigação na Antárctica, com o objectivo de perceber como a biodiversidade, em ambientes extremos, é afectada pelas alterações climáticas. Em “Experiência Antárctica” (Gradiva, 2014), o cientista português conta como foi a experiência de passar nove meses seguidos numa terra de gelo, onde paralelemente a um clima adverso existe um mundo natural propenso a provocar o espanto e o assombro a quem nele se aventura.

O livro, que mistura o diário de viagem com a exactidão científica, mostra-nos de perto a vida científica no terreno, em particular a de um pequeno grupo que deixa para trás a civilização para ir de encontro à natureza no seu estado mais puro. Uma espécie de “Frozen” da ciência: sem desenhos animados mas, ainda assim, com direito a Oscar.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This