Festival Temps D’Images

Encontro de artes

Lisboa recebe, entre os dias 3 e 18 de Outubro, a quarta edição portuguesa do Festival Temps D’Images, que privilegia o encontro das artes de palco com as artes da imagem. A nível europeu, o ano de 2006 marca já a quinta edição do festival e a primeira parceria feita fora da Europa. Aconteceu em Fevereiro, na cidade de Montreal, no Canadá.

Em Portugal, o Festival Temps D’Images é organizado pela DuplaCena e pelo Centro Cultural de Belém tendo como salas de apresentação o próprio CCB, o Museu do Chiado, a Culturgest, a Negócio|ZDB e a Fnac Chiado. Os espectáculos programados destinam-se a diversos públicos e resultam do diálogo entre as artes visuais, teatro, dança, música, imagem e tecnologias.

A cidade de Lisboa proporciona assim o encontro de nomes como Clara Andermatt (espectáculo de dança e multimédia “Silêncio”, no CCB), Grupo Zur (espectáculo de teatro “In-Affresco, no CCB), Hector Zazou (concerto Quadri{+}Chromies, no CCB), Patrícia Portela e Laika Theatre (espectáculo multimedia juvenil “Odília”, no CCB), João Paulo Santos (espectáculo de novo circo “Peut-être”, na Culturgest), Sharon Lockhart (“Pine Flat”, exposição individual no Museu do Chiado), Charlotte Vanden Eynde (espectáculo de dança e multimedia “Map Me”, na Negócio|ZDB), João Canijo e Rita Blanco (“Improviso Encenado”,  no CCB).

Temps D’Images nasceu, em 2002, de uma parceria entre o canal ARTE e La Ferme du Buisson, Scène Nationale de Marne-la-Vallée com o objectivo de criar pontes que permitissem o encontro de artistas e das suas artes. Hoje, para além de proporcionar aos participantes um trabalho artístico conjunto, o Festival Temps D’Images é um meio privilegiado de circulação de obras e de encontro entre produtores e artistas. Lisboa torna-se assim num palco privilegiado para descobrir novas linguagens artísticas e projectos nacionais e internacionais muito inovadores.

Como o objectivo é criar, divulgar, fazer circular e partilhar novas formas de interpretação da arte e de artistas o Festival Temps D’Images estendeu-se ao continente americano onde regressará em 2007. Por toda a Europa, as diversas edições locais do Temps D’Images realizam-se entre os dias 1 de Setembro e 9 de Dezembro de 2006.

Estejam atentos à próxima edição da RDB.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This