rdb_artigo_fugiyamiagy

Fujiya & Miyagi

Ao vivo na Casa das Artes de Famalicão, dia 24 de Abril.

Os ingleses Fujiya & Miyagi actuam na Casa das Artes de Famalicão, na próxima véspera de feriado, dia 24 de Abril, para apresentar o muito celebrado “Lightbulbs”.

O segundo álbum deste quarteto de Brighton, que foi amplamente considerado por muitas publicações como um dos melhores discos do ano passado, numa releitura contemporânea em que misturam o kraut rock (muito numa linha inspirada nos Neu! e Can) com uma sensibilidade pop extremamente funky, atenta aos apelos das pistas de danças.

Foi em 2000 que Steve Lewis (sintetizadores, beats e programações) e David Best (guitarras e voz) decidiram formar os Fujiya & Miyagi, tendo editado “Electro Karaoke In The Negative Style” e uma série de EPs em formato 10” que passaram mais ou menos despercebidos. O seu segundo álbum, contudo, “Transparent Things” (2006) foi bem recebido por publicações de referência, como a Pitchfork, o NMW ou a Mojo, que se entusiasmaram com um disco que anunciava já alguns dos cruzamentos possíveis das linguagens mais experimentais e mecânicas do kraut com o apelo dos esquemas rítmicos da dance music de matriz claramente pop.

Em “Lightbulbs” (2008), os Fujiya & Miyagi apuram a “fórmula” e, sem abandonarem o universo inicial, procuram explorar ambientes próximos de uma matriz pop mais clássica e, por vezes mesmo, reduzindo o ritmo de alguns dos temas e colorindo algumas canções com aspectos mais atmosféricos e planantes que os aproximam dos franceses Air, por exemplo, com os quais têm sido cada vez mais comparados.

Apesar de menos tensos, não é espectável que os Fujiya & Miyagi sejam menos intensos nesta passagem pela Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, até porque esta nova sensibilidade mais electro-folk-pop das novas canções do quarteto continua a ser abundantemente doseada com um forte apelo à dança!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This