Linda Martini @ ZDB

A promessa quase tornada certeza.

Para os habituais frequentadores da Galeria Zé dos Bois, o espanto começou às 23 horas em ponto: à porta, um mar de gente aguardava, já, pelos Linda Martini. Lá dentro, outro mar de gente. Conclusão imediata: casa cheia. Segunda conclusão: o (gigante) atraso da praxe na zdb não se iria verificar. Felizmente, confirmaram-se as duas conclusões. Felizmente ou nem tanto, no que à primeira conclusão diz respeito. Mas já lá vamos.

Um dos nomes mais fortes do novo rock português, os Linda Martini espalharam a mensagem (e as canções) via Internet, particularmente via MySpace. Agora, tocam na rádio, enchem salas como a zdb, têm uma base de fãs já muito sólida. Tudo isto somente com um EP – o álbum chega daqui a umas semanas, ao que parece.

Casa cheia na zdb, e “Este Mar” de gente na sala de concertos a limitar – e muito – a visibilidade para o palco. Com uma agravante maior, que não é novidade para ninguém, infelizmente: o calor. Insuportável. Ar condicionado no Aquário da zdb, já!

O concerto estava ganho à partida. Contudo, a banda mostrou-se indiferente à vitória antecipada e partiu para o desafio como se de um derby decisivo se tratasse. Na sonoridade dos Linda Martini há vestígios de Manuel Cruz (versão Ornatos Violeta e, particularmente, Pluto), algum pós-rock, mais algumas coisas. Tudo junto dão alguns temas mais experimentais e outros, ao contrário, ligeiramente mais acessíveis e num formato mais próximo da canção. A voz está lá, mas não muito. E, verdade seja dita, é provavelmente o elemento de menor estímulo dos Linda Martini, plenamente secundada pela força das guitarras, pela poderosíssima bateria, pelo baixo da baixista mais gira que Portugal viu nascer até hoje, 2006, século XXI.

Rodaram-se temas do EP de estreia, algumas novidades a incluir no álbum que está aí à porta. O público, esse, parecia indiferente ao calor, tarefa impossível ao escriba, obrigado a passar parte do concerto no espaço prévio à entrada da sala de concertos. A cerveja, ao que consta, esgotou. Quanto aos Linda Martini, resta agora a verdadeira prova dos nove: o álbum que dirá se esta promessa é já, de facto, como aparenta ser, uma das certezas maiores do rock português.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This