rdb_LotariaPortuguesa_header

Lotaria à Portuguesa

Santa Casa da Misericórdia e State of the Art apelam à criatividade para a criação de uma nova cautela, dedicada ao tema da Portugalidade

A origem da Lotaria Clássica remonta ao final do séc. XVIII, tendo sido criada com o objectivo de angariar financiamento para instituições de saúde e com fins educativos. Se durante muitos anos a Lotaria Nacional era o único jogo social em circulação, convive hoje em dia com um conjunto de outros jogos, dividindo a atenção e interesse dos jogadores com propostas alternativas.

Em consonância com o significado que os bilhetes da Lotaria Nacional têm tido no retratar de motivos portugueses através de séculos e, muitas vezes, por artistas nacionais reconhecidos, “pretende o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa encontrar soluções criativas que, sob o tema da Portugalidade, venham a fazer parte de uma futura emissão da, hoje em dia, denominada Lotaria Clássica.”

Numa época em que a crise é o tema de abertura de todos os telejornais, e capa de outros, este concurso criativo funciona a nível nacional, “que consiga encontrar os melhores projectos interpretativos deste conceito e com características estéticas relevantes no seu desenho”, como afirmam no regulamento do mesmo. Esta é ainda uma iniciativa que propõe expandir o público da lotaria clássica a um público mais jovem.

O período de candidaturas iniciou-se no passado dia 18 de Outubro, e prolonga-se até ao dia 25 de Novembro, de 2012. Depois desta fase, serão seleccionados os 20 melhores trabalhos pelo júri do concurso, que serão revelados no dia 15 de Dezembro. A votação pública no site do concurso, e nas redes sociais, decorrerá entre 15 de Dezembro e 27 de Janeiro, e os trabalhos finalistas estarão expostos, para apreciação, entre 5 e 27 de Janeiro no Palácio Quintela, em Lisboa. Os 6 vencedores serão anunciados a 12 de Fevereiro de 2013.

Cada um dos seis vencedores do concurso recebe um prémio monetário no valor de 1.000 Euros, e cada uma das propostas vencedoras será reproduzida, com referência ao seu autor, na edição especial da “Lotaria à Portuguesa” composta por seis extrações da Lotaria Clássica, a realizar durante o ano de 2013. Será ainda distinguida com uma Menção Honrosa a proposta que registar maior visibilidade (mais referências) nas redes sociais.

No website do concurso – www.lotariaaportuguesa.pt – os concorrentes podem obter toda a informação sobre o mesmo e conhecer mais aprofundamente o júri, composto por figuras proeminentes do panorama cultural nacional e do qual se destacam: Maria João Bustorff, Salvato Telles de Menezes, Clotilde Fava, José Fonseca e Costa, Maria Margarida Montenegro e Leonel Moura.

O concurso “Lotaria à Portuguesa” é igualmente apadrinhado por quatro embaixadores – Aldina Duarte, Afonso Cruz, João Noutel e Silvadesigners que, também eles, apresentaram a sua visão exclusiva da Portugalidade, através da ilustração de uma cautela da Lotaria Clássica.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This