rdb_estadocoisas

O ESTADO DAS COISAS

A cópia restaurada do clássico de Wim Wenders chega ao cinema.

Uma equipa de cinema filma, em Portugal, perto de Sintra, “The Survivors”, um remake de um clássico da série B americana, “The Most Dangerous Man Alive”, de Allan Dwan. Mas a película e o dinheiro acabam-se, o produtor desaparece e eles ficam à espera. Até que o realizador decide partir para Los Angeles, à procura dele.

“O Estado das Coisas” de Wim Wenders, filme de 1982, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza, é um filme onde não há uma história propriamente dita. É um filme sobre filmes e as pessoas que os fazem.

“O Estado das Coisas” é sobre uma pequena equipa de cinema internacional que se encontra em Portugal, num hotel perto de Sintra para filmarem um filme de ficção científica, de baixo orçamento, baseado na obra “The Most Dangerous Man Alive” (1961), de Alan Dwan. Quando o filme começa, o produtor do filme da história foge para Hollywood, supostamente à procura de dinheiro para poderem terminar o filme.

rsz_o_estado_das_coisas_poster

Durante vários dias o realizador e a equipa deambulam pelo hotel a falar sobre a vida e filmes e em particular sobre se os filmes devem contar uma história. Até este momento “O Estado das Coisas” é só conversa e nada de enredo até alguém dizer pomposamente “Não vale a pena viver uma vida sem histórias”, e eu acrescentaria que não vale a pena fazer um filme sem história. E a verdade é que no final do filme quando o Realizador interpretado por Patrick Bauchau vai até Hollywood em busca do Produtor desaparecido é-nos introduzido um final de história melodramático.

Apesar do guião ter sido escrito por Wenders e Robert Kramer, grande parte dos diálogos parecem ter sido, por certo intencionalmente, improvisados.

“O Estado das coisas” não é o tipo de filme a que Wim Wenders nos habituou apesar da representação eficiente por parte de actores como Samuel Fuller (o operador de câmara) e Paul Getty (o argumentista).

Título original: Der Stand der Dinge
Realizador: Wim Wenders
Elenco: Geoffrey Carey, Isabelle Weingarten, Jeffrey Kime, Rebecca Pauly, Samuel Fuller, Paul Getty Jr., Patrick Bauchau
Género: Drama
Outros dados: ALE/ POR/EUA, 1982, Cores, 121 min
Distribuidora: Leopardo Filmes/ Medeia Filmes

Data de estreia em Portugal : 12-01-2017



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This