3

Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon | Análise

Uma despedida em grande da série à família de portáteis da Nintendo

Em Novembro do ano passado, depois de por aqui analisarmos Pokémon Sun e Moon, concluímos que a série regressou em força à família de portáteis da Nintendo, oferecendo aos jogadores uma sólida experiência Pokémon capaz de os prender durante horas a fio. Um salto para a frente no tempo e estamos agora na recta final do ano de 2017 que viu chegar Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon, a versão 2.0 dos Sun e Moon originais, com mais conteúdo por explorar, histórias por contar e ainda mais Pokémon para apanhar. É mais do que certo e sabido que a versão Ultra é a ideal para quem ainda não teve oportunidade de “apanhar” uma das originais e adicioná-la à sua biblioteca de jogos na família de portáteis da Nintendo. Mas será que traz razões suficientes para convidar os veteranos a regressar à região de Alola?

Ainda que esteja a adorar a minha experiência, a pergunta que coloquei em cima é difícil de responder e creio que o apreço dos veteranos dependerá de dois principais factores: Quão desejosos estão de expandir, nem que seja um pouco mais, a vossa experiência de Pokémon Sun e Moon? E até que ponto é que estão dispostos a percorrer novamente as cerca de 40 horas da narrativa para só depois no post game poderem desfrutar das principais novidades?

Estas novidades prendem-se com algumas alterações feitas à história. À medida que percorrem a narrativa principal (essa sim, surge praticamente inalterada), os veteranos vão reparar em novas situações que dão algumas pistas sobre elas mas só no post game é que poderão desfrutar da sua plenitude. Os encontros com o Ultra Recon Squad são particularmente interessantes, e o mesmo se pode dizer de uns tais eventos que envolvem Ultra Wormholes. Ainda no endgame, preparem-se para actividades que envolvem, por exemplo, o Pokémon lendário Necrozma, tão apreciado pelos fãs, e a oportunidade de capturar todos os Pokémon lendários lançados até agora (leque esse que surge repartido entre as versões Sun e Moon). Para além de novas Ultra Beasts para capturar, a cereja no topo do bolo é mesmo o confronto contra os membros da Team Rainbow Rocket. O nome pode deixar muito a desejar, mas não se iludam, pois, este grupo é composto por todos os vilões de toda a linha principal da série Pokémon. Encontrá-los a todos no mesmo jogo é, além de nostálgico, uma forma espectacular da série se despedir da família de portáteis da Nintendo. Só que ao obrigar-nos a percorrer novamente toda a extensão da história, poderá ser ingrato para muitos veteranos. Aqueles que conseguirem contornar esse aspecto, porém, serão recompensados com mais umas largas horas de jogo, pois como podem ver há muito por fazer e descobrir.

Felizmente, nem tudo o que a versão Ultra traz para a mesa está restrito ao post game e, para além de um mini-jogo chamado Mantine Surf, exemplo disso é o maior leque de Pokémon que podemos encontrar na região de Alola. Este é bem maior e além de oferecer ao jogador a oportunidade de criar e experimentar novas equipas, confere também uma nova vontade de explorar os vários recantos da região, pois nunca se sabe com qual Pokémon se irá cruzar. E por falar em explorar, nas nossas viagens podemos agora dar de caras com Totem Stickers. Estes coleccionáveis (já por si uma colecção aliciante de completar) surgem espalhados pelos vários cenários do jogo. Descubram-nos e vejam quais os Pokémon que podem trocar por eles!

No que toca à jogabilidade, os fãs vão sentir-se imediatamente em casa. Só tive pena foi de ainda não ter sido desta que foi incluída a capacidade de os jogadores poderem optar entre uma experiência mais descontraída ou mais desafiante.

A série Pokémon despede-se da família de portáteis da Nintendo com esta versão Ultra, capaz de fazer as delícias dos fãs mais acérrimos da série. O jogador mais casual que já tenha explorado a versão original e já tenha passado para outro jogo, talvez não encontre grandes motivos para regressar à região de Alola, mas aqueles que ficaram com vontade de mais… Mais Pokémon, mais por fazer e coleccionar, vão encontrar aqui a despedida em grande que Sun e Moon lhes devia ter porporcionado!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This