Soundfiction

É sabido que a relevância cultural de Setúbal é pouco mais do que nula (um pouco à semelhança do que acontece com toda a margem sul). Tal cenário é preocupante, mas assume contornos assustadores quando pensamos que Setúbal é uma capital de distrito.

É com o objectivo de agitar as águas culturais da cidade, estagnadas há já demasiado tempo, que surge a Experimentáculo, um grupo informal de jovens que pretende dar uma nova vida a Setúbal.

Em Maio, dia 12 para ser mais exacto, surge a primeira iniciativa musical do grupo, naquele que é o seu segundo evento. Numa parceria com a Associação Musical Capricho Setubalense e a BBSom – Soluções Áudio, a Experimentáculo apresenta a primeira Soundfiction, uma noite musical com tendências vincadamente rock, que coloca Setúbal na linha da frente do cenário musical nacional.

Dia 12 de Maio, sexta-feira, as portas da mítica Sociedade Musical Capricho Setubalense, no Largo da Misericórdia, abrem a partir das 21.30 para receber a visita de três estimulantes projectos musicais: os Praga, os Veados Com Fome e os The Act-Ups. O bilhete terá apenas o valor simbólico de 2€.

Os Praga são um colectivo de Lisboa cuja presença em Setúbal vai marcar a sua estreia ao vivo. Num registo sonoro que gravita à volta de um universo pop-rock cantado em português, os Praga aproveitam a vitalidade inesperada que atingiu o panorama musical lisboeta nos últimos tempos e a experiência adquirida com projectos anteriores para se darem a conhecer.

A segunda banda da noite chega de Santo Tirso: são os Veados Com Fome, a auto-intitulada “melhor nova melhor banda de S. Paio de Gumarei”. Juntos desde 2005 e com o nome emprestado de um tema dos Mão Morta, os Veados Com Fome são um um trio instrumental que faz um som cru, directo e pouco elaborado. Desde a sua formação editaram já dois pequenos volumes (“Vol.#1” e “Vol.#3”), um EP (“Na”) e um Split com os Lobster, todos pela plataforma Loveres & Lollypops. Dia 12 será a sua estreia em Setúbal.

Para o final da noite sobem ao palco os barreirenses The Act-Ups. Nascidos sobre as cinzas dos Sullens – banda rock que deixou saudades no circuito subterrâneo – os The Act-Ups começaram a bater as asas, qual fénix renascida, em 2001, e são já uma autêntica instituição do rock’n’roll. Apesar do pouco reconhecimento em Portugal, são uma das bandas mais respeitadas no panorama espanhol, sendo presença regular nos principais festivais do género. Depois da estreia em disco, em 2003, com “I Bet You Love Us Too”, os The Act-Ups apresentam o novíssimo “The Marriage Of Heaven And Hell”, que andam a promover por todo o país, antes da partida para o estrangeiro. Apesar de serem da região, esta será também uma estreia nos palcos setubalenses.

Espera-se que este possa ser o primeiro de muitos outros eventos musicais em Setúbal. Não se envergonhem. Divulguem, apareçam e, sobretudo, divirtam-se.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This