rdb_suitesbrasileiras_header

Suites Brasileiras

Uma exposição de Raphaël Blum - fotógrafo etnógrafo Francês

O fotógrafo Raphaël Blum percorreu várias cidades brasileiras onde encontrou as suas personagens, transeuntes anónimos que posaram para um retrato. Daqui, nasceu “Suites Brasileiras”, que revela um diálogo entre o artista e um cidadão anónimo, individualidades surpreendentes, ricas em significados e fortes em si mesmas.

Sobre este olhar singular do outro e o espaço que ele ocupa na malha urbana, apresenta-se assim um itinerário, quase como uma visita guiada criada pelo artista que nos leva pelas ruas e intersecções das cidades de Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador da Bahia e Recife. Através deste trabalho, também antropológico e quase topográfico, apercebemo-nos da heterogeneidade das figuras humanas e do espaço urbano.

Esta exposição tem a curadoria de Fábio Magalhães, ex-director do Memorial da América Latina e actual Director Artístico do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Brasil) e está dividida em dois núcleos. Um no Institut Français au Portugal (IFP) e o outro na Casa da América Latina (CAL), numa celebração conjunta do ano do Brasil em Portugal que se iniciou no passado mês de Setembro.

Pelas palavras do curador da exposição, “Raphaël Blum percorre o mundo atrás das suas personagens e vai buscá-los no meio da multidão. Persegue transeuntes anónimos pelas ruas das grandes cidades, mas não os surpreende com sua câmera fotográfica, pelo contrário, solicita que posem para um retrato.” Dessa maneira, o curador refere ainda que o artista estabelece uma relação directa entre o fotógrafo e o retratado, “mas esses retratos são, ao mesmo tempo, recortes de uma vasta trama social, fragmentos de um tempo urbano, de coletividades.” Termina por dizer que, “Raphaël Blum interfere muito poucos nos retratos. Fotografa-os frontalmente, sem imposições, deixando-os à vontade, desse modo a expressão corporal potencializa significados. Depois, como elementos musicais, elege um elenco de actores, e nele, estabelece conjuntos de individualidades”.

Suites Brasileiras
De 02 de Outubro a 30 de Novembro
Institut Français au Portugal e Casa da América Latina



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This