DCIM100GOPRO

“Take a Walk”

Quando as botas velhas renascem do guarda-roupa e saem para a rua

A marca internacional CAT convidou o artista plástico britânico Anthony Heywood a intervir no Projecto de Arte Urbana “Take a Walk”.

Em residência artística até ao final do mês de Outubro em Lisboa, o artista aceitou o desafio de criar uma instalação de grandes dimensões com a forma de um par de botas, na baixa da cidade. Para o efeito, foram recolhidas botas velhas ou usadas, em 150 lojas CAT de todo o País, com o objectivo de integrarem o projecto que contrasta a indolência diária do corpo humano com a mobilidade sustentada.

Patente no Largo Martim Moniz de 1 a 14 de Novembro, “Take a Walk” sugere ainda a exploração dos centros urbanos e convida-nos a (re)descobri-los a pé, reforçando assim o significado e a função do principal objecto da instalação.

Paralelamente ao facto de Anthony Heywood se encontrar em residência artística na cidade, e devido à parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, quatro finalistas do Curso de Escultura tiveram a oportunidade de presenciar e auxiliar o artista durante o período de concepção da obra. Os que não foram seleccionados têm a possibilidade de conhecer e interagir com o artista através da conferência “A Intervenção no Espaço Público”, dia 29 de Outubro, no auditório Lagoa Henriques da FBAUL, pelas 18 horas, onde este será orador, juntamente com o Professor José Quaresma e Pedro Soares Neves.

É caso para dizer, let’s take a walk!

Sobre Anthony Heywood

Nasceu em 1952 em Hartlepool, na Inglaterra. Inspirado pela história de arte e pela cultura contemporânea, Heywood trabalha materiais e produtos da cultura de massas através da descontextualização dos mesmos. Desta forma, questiona os valores e cânones da arte ao mesmo tempo que altera a função dos objectos que transforma.

Sobra a marca CAT

É uma das 100 marcas mais reconhecidas mundialmente e foi criada por Benjamin Holt e Daniel Best, em 1904, nos Estados Unidos da América. Após uma expansão de mercado a marca, que sempre esteve associada a calçado de trabalho, tem vindo a alagar horizontes no que diz respeito às tendências do mundo da moda e às necessidades dos seus clientes. O calçado confortável e resistente, é assim sinónimo de um estilo clássico e casual que assenta na filosofia de honra da marca: “Forged by work, Driven by Life”.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This