the_pretenders_edpcooljazz_2017

The Pretenders + Rita Redshoes @ EDPCOOLJAZZ (19.07.2017)

Apesar das portas abrirem às 19h00, o estádio do Parque dos Poetas só começou a encher depois das 21h30, durante o concerto de Rita Redshoes. A cantora fez-se acompanhar de uma banda com bons músicos e o som delicado do violoncelo e do violino, que aliado ao seu assumido jeito feminino, a destacam na cena do pop português. Mas a a maioria do público presente aguardava a chegada dos The Pretenders e pouco conheciam a música de Rita Redshoes.

Para além dos seus temas mais conhecidos como «Choose Love», «Captain Of My Soul» e «The Beginning Song», também cantou Nina Simone e bem que podia ter ido por aí, pelo caminho dos covers e ter ainda, interagido mais com a plateia. Ela que é uma contadora de histórias, podia ter preenchido um pouco mais o tempo a contextualizar as suas canções. Assim, não teria havido um intervalo de quase uma hora para a entrada da banda americana de final dos anos 70.

Pouco depois de anunciada a entrada dos The Pretenders pela M80, estava já o recinto do estádio praticamente cheio de pessoas, que muito provavelmente, ouviam a banda nos seus anos de adolescência. A líder da banda avisou que podiam dançar quando introduziu «Don’t Get Me Wrong» e foi só começar a tocar para provar que as cadeiras não fazem nada neste festival. Chrissie Hynde, de 65 anos, canta como há 30 anos e a sua energia conquistou o público. Tanto, que até houve direito a encore. No entanto, esta banda não é só constituída pela vocalista e por isso, Chrissie mostrou conhecer o valor dos seus companheiros de palco apresentando-os e deixando-os protagonizar alguns momentos durante o show.

The Pretenders são daquelas bandas que deviam ser ouvidas por todas as gerações, principalmente pelas novas gerações de músicos, que têm muito a aprender com os veteranos. Foi visível quando tocaram a balada «I’ll Stand By You» que carregam a nostalgia dos anos em que surgiram, mas isso não os impediu de darem momentos de puro  rock n’roll.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This