pipe-1568931609207

Untitled Goose Game | Análise | Nintendo Switch

O Johnny English versão ganso!

Talvez seja o jogo mais improvável de todo o sempre, tirando, claro, o Goat Simulator, mas meu deus, ainda bem que apareceu, pois, apanhou toda a gente de surpresa. Depois de um verão com tantos títulos fantásticos e com grandes nomes vindos da Nintendo, ninguém estava à espera que uma criadora indie viesse roubar o spot dessas grandes novidades. Muito menos com um ganso!

Untitled Goose Game é uma prova de como pequenos jogos conseguem ser tão ou mais viciantes quanto os ditos jogos Triple AAA. Os visuais são fantásticos embora simples, mas com um desenho muito característico do tipo de jogo que representa: super goofy ou, utilizando a língua de Camões, muito pateta. De quintas a pequenas porções de uma vila ou partes/jardins de uma casa, o nosso ganso é sempre desafiado com gráficos muito carismáticos e agradáveis que deixarão qualquer um curioso!

A música. Embora não seja um dos fatores atrativos, a meu ver, não deixo de reconhecer como sendo um fator importante para o jogo, indicando assim quando estamos a ser perseguidos ou enxotados pelas pessoas. Se fosse eu, também não gostava de ser aterrorizado por um ganso! Não deixa de ser uma música com a sua alma e patetice.

Quanto à jogabilidade e isso sim, o ponto caraterizante do nosso pequeno ganso, é, simplesmente, uma delícia. Temos sempre ao nosso dispor, para consulta, uma lista de tarefas a realizar, tarefas essas que, aquando a sua conclusão, nos permitem avançar para a nova área de jogo. Estas tarefas têm vários graus de dificuldade e de criatividade também e cabe ao jogador descobrir como fazer cada um dos desafios. Podemos ter de tirar as chaves ao jardineiro, vender alguma coisa a alguém, liga a televisão, enfim… um leque de coisas muito criativas pode ser o alvo do nosso ganso. A única parte má deste jogo é a necessidade de ter mais, isto é, sendo um jogo curtinho, sentimos aquela necessidade de experienciar mais níveis, com diferentes tipos de interações que, desta vez, não foi conseguido, apresentado, assim, uma viagem curta.

Para isto, os controlos do nosso ganso são muito simples, o que facilita imenso a aprendizagem e interação que novos jogadores possam ter aquando a aquisição do mesmo.

Mesmo sendo um título virado para a paródia, Untitled Goose Game é um jogo cheio de alma, fazendo lembrar, não só, um agente 007 disfarçado de ganso, como também, os jogos de partidas antigos chamados Neighbours from Hell que, a meu ver, definiram toda uma saga de jogos de partidas criativas, coisa que este ganso agora tenta recrear e muito bem diga-se!

 

Prós:

  • Visuais muito apelativos com desenhos muito bem feitos e enquadrados no tipo de jogo que tenta demonstrar;
  • Jogabilidade muito criativa e pateta;
  •  

Contras:

  • Jogo relativamente curto, com apenas cinco áreas principais.

 

N.º de Porta: 8/10



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This