The Scum Show

Está finalmente disponível a Banda Sonora original totalmente elaborada pelos The Gift. Temos exemplares para oferecer.

Galardoado com o Prémio de Reposição do Concurso “O Teatro na Década 03/04” do Clube Português de Artes e Ideias, “The Scum Show” é um espectáculo onde a música, o vídeo e o teatro estão de mão dada numa iluminada viagem por entre imaginários e sonhos. Quem teve a oportunidade de assitir à peça sabe que a banda sonora é fantástica. Para os outros, penso que basta dizer que a música foi toda composta propositadamente pelos The Gift sendo que, para além de ser a banda sonora de uma peça, é um registo inédito da banda de Alcobaça.

A Rua de Baixo teve a oportunidade de estar presente numa das últimas apresentações do espectáculo na Casa d’os dias da Água (um excelente espaço cultural que aconselho a todos os interessados) e pôde constatar a razão do sucesso e das críticas positivas.

O projecto, levado a cabo pela Companhia Teatral Inestética, foi baseado no texto “A Morte Melancólica do Rapaz Ostra” de Tim Burton, sendo que todo o imaginário que o caracteriza está bem evidente nas personagens “fantásticas” do espectáculo, onde o humor negro e o sarcasmo estão sempre presentes. O projecto de Alexandre Lyra Leite é composto por 8 andamentos e remete-nos para um universo habitado por estranhas criaturas, que reclamam o direito ao amor e à compreensão, num mundo dominado por estereótipos.

Para além da excelente interpretação por parte dos actores, “The Scum Show” tem muitos pontos a favor. A originalidade e a capacidade de adaptação de um texto magnífico, conseguindo aliar a música com o vídeo e o teatro, são factores que fazem deste projecto algo que merece ser reposto várias vezes.

Essa música, que está presente no decorrer de todo o espectáculo, é da autoria dos The Gift, na sua primeira incursão em bandas sonoras para teatro, sendo que foi de certeza um enorme “empurrão” para a mediatização do espectáculo nos media e não só. Finalmente, estão disponíveis em CD todos os temas que compõem a peça, em registos que abrangem os momentos mais tristes e melancólicos assim como os mais movimentados e alegres.

Para quem assistiu à peça, esta obra é obrigatória porque ao ouvi-la vai concerteza reviver aquilo que presenciou e vai sentir um sentimento de dejá-vu do princípio ao fim. Quem infelizmente não a viu, fica com uma enorme vontade de o fazer e consegue, através da música (e do texto da peça que acompanha o cd), imaginar um pouco daquilo que se passou em palco.

Obviamente que esta edição é também uma raridade na música dos The Gift e é um objecto bastante apetecível por todos os fãs da banda de Alcobaça e por todos os interessados na música em geral, para além de ser uma edição limitada.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This